O patchwork para iniciantes possui técnicas a se perder de vista! Quem está começando agora com essa arte não imagina as diversas possibilidades que ela oferece para a construção de peças incríveis, criativas e únicas.
Pensando nisso, resolvemos falar um pouco sobre o quilting, dar algumas dicas e te ensinar como fazê-lo. Por isso confira tudo o que preparamos para você!
Veja também
24 Segredos de Costura Para Iniciantes que Você Precisa Saber
10 Formas de Ganhar Dinheiro com Costura Trabalhando em Casa
O que é quilting?
Você deve estar se perguntando “o que é quilting?”, não é verdade? Embora tenha um nome diferente, ele significa algo muito simples!
O quilting, nada mais é, do que a costura que passa por, pelo menos, três camadas utilizadas para fazer uma peça, que são: um tecido no topo, uma manta ao meio e um tecido no forro.
Assim, ele une essas três camadas em uma única peça final que recebe o nome de quilt. Mas atenção: embora toda técnica de quilting dê origem a uma peça quilt, nem todo quilt é feito de quilting.
Isso significa que a peça quilt pode ser unida por outra técnica, como, por exemplo, nós.
Mas hoje, falaremos sobre o quilting propriamente! Porque além de ser fundamental para finalizar um trabalho de patchwork, ele pode valorizá-lo, uma vez que incrementa e adiciona detalhes e texturas às peças finais.
E saiba que além da sua aplicabilidade no patchwork, ele também pode ser feito em colchas, mantas, bolsas, nécessaires e muitos outros artigos!
6 dicas para usar o quilting no patchwork
Embora seja incrível, a técnica quilting precisa ser bem aplicada e utilizada para não comprometer o resultado final das suas peças.
Por isso separamos algumas dicas de quilting e patchwork para iniciantes que podem te ajudar nessa missão!
1. Peças aconchegantes x peças para enfeite
A quantidade de vezes que você resolve quiltar um trabalho pode influenciar no seu resultado. Isso porque quanto mais vezes você quiltar, mais firme será a peça, o que pode não ser bom para algumas propostas.
Por isso se você quer fazer trabalhos aconchegantes, como cobertores e peças para crianças, o ideal é quiltar o mínimo possível.
Já se a ideia for produzir um jogo americano ou uma colcha apenas para enfeitar a cama, por exemplo, aí sim é possível quiltar quantas vezes quiser para conseguir a textura e os detalhes esperados.
2. Áreas coloridas x áreas neutras
É claro que a peça é sua e você é quem definirá como fará o quilting nela.
Mas uma dica que damos que pode ser muito bem aproveitada é: nas áreas mais neutras da sua peça, invista em designs mais elaborados do quilting, como zigue zague, ondulado, cobrinha, quadrados, entre outros.
Já nas partes mais coloridas, você pode fazer um quilting mais comum, uma vez que a cor da área já chama a atenção por si só.
3. Invista nas linhas
Invista nas mais diversas linhas para deixar o trabalho ainda mais bonito. Você pode, por exemplo, utilizar linhas de cores que contrastem com a peça, brancas, ou ainda, linhas do mesmo tom do tecido. Tudo dependerá do seu propósito!
Ah! e de preferência compre linhas de algodão de boa qualidade para não correr o risco dela desfiar ou arrebentar durante a costura.
4. Acessórios que podem ser úteis
Além dos materiais indispensáveis para quiltar, como máquina, tesoura, linha, agulha, tecidos e manta, outros acessórios podem te ajudar a realizar um trabalho com mais tranquilidade e perfeição. Alguns deles são:
- Luvas, que ajudarão a sua mão a não escorregar enquanto você desenvolve o trabalho;
- Spray de silicone, que pode ser utilizado na mesa de apoio para que o trabalho deslize melhor.
5. Prenda as camadas
Como já falamos, o quilting unirá muitas camadas de tecido e isso, em um primeiro momento, pode parecer um pouco trabalhoso.
Para facilitar o processo, uma sugestão é que você una todas as camadas com alinhavo, cola em spray e alfinetes.
Porém, se o trabalho for uma peça para bebês, não utilize a cola em spray para não correr o risco de causar alguma reação alérgica na criança.
6. Patchwork para iniciantes: utilize receitas
Não é obrigatório utilizar receitas para a técnica de quilting, mas é bom ter um desenho para se guiar, principalmente quem está começando agora no ramo.
Você tanto pode baixar da internet algumas receitas como também criar a sua própria. Neste último caso, você só precisa de um lápis e papel quadriculado.
Essa também acaba sendo uma forma de treinar para garantir excelentes resultados. Com essas dicas, agora é hora de começar a treinar! Pois somente com o treino será possível chegar à perfeição.
Por isso confira, logo abaixo, como fazer o quilting e comece a praticar agora mesmo.
Como fazer o quilting?
Chegou a hora de você aprender a como colocar a mão na massa para fazer lindas peças de patchwork com o quilting! Para isso, você vai precisar de:
- Ferramenta de corte: tesouras comuns bem amoladas ou cortadores rotativos (que são ideais);
- Base para corte;
- Régua para patchwork;
- Alfinetes;
- Desfazedor de costura;
- Agulha;
- Linha;
- Tecidos;
- Manta/batting de algodão;
- Máquina de costura (é possível fazer quilting com costura à mão, mas demora mais);
- Ferro de passar.
Agora vamos ao passo a passo!
1. Lave os tecidos para prevenir que a peça, depois de pronta, se encolha ou solte tinta ao ser lavada;
2. Depois de seco, passe o tecido para remover as dobras e deixar o corte mais fácil;
3. Sobre a base para corte, defina o tamanho das medidas dos pedaços de tecidos, meça-os com a régua, faça a marcação e corte-os;
4. Planeje como será o seu trabalho. Essa parte é super divertida, pois você estará montando a sua peça, como se fosse um quebra-cabeça;
Por isso pegue os pedaços de tecido cortados e rearranje-os da melhor forma que você considerar. Vale misturar estampas e cores diferentes… Só não se esqueça de prender com alfinetes.
5. Costure cada fileira individualmente;
6. Depois de prontas, una todas as fileiras por meio da costura. Use uma margem de 0,6 mm;
7. Coloque o trabalho que você acabou de criar (que será a frente da peça) com a parte do avesso para cima e passe o ferro em cima de cada margem de costura;
8. Corte o batting/manta e o tecido que será usado como forro. Eles devem ser um pouco maiores do que a parte da frente para que seja possível costurá-los, cerca de 5 a 8 cm maiores;
9. Alinhave e alfinete todas as três camadas do tecido (as costas do quilt com o lado direito para baixo, o batting/manta no meio e a frente virada para cima);
Espalhe uma cola em spray temporária sobre cada camada para te ajudar a alfinetar.
10. Com a máquina, costure as camadas. Comece pelo centro e depois vá para as margens;
11. Depois de finalizada a costura, corte o viés, que nada mais é do que a borda que ficará em volta da peça para dar um excelente acabamento a ela;
Corte 4 tiras que sejam do tamanho da peça formada e que tenha 5cm de largura cada;
12. Passe as tiras, dobre-as na metade de seu comprimento e passe o ferro para marcar esse ponto;
13. Alfinete as tiras no lugar em que elas ficarão na sua peça e, em seguida, costure-as com uma margem de 0,6 mm;
E finalmente sua peça está pronta!
O resultado
Depois de ter feito esse quilt mais básico, com o único objetivo de unir as camadas, você pode começar a testar algumas técnicas de quilting mais ousadas, com desenhos e formatos personalizados.
Veja nas imagens abaixo alguns exemplos:
Viu como é possível ter ideias de patchwork para iniciantes incríveis e completamente fáceis e práticas?
Você já pode colocar a mão na massa agora mesmo e nos contar os resultados que obteve! Se ficou com dúvida ou tem alguma sugestão, é só falar com a gente nos comentários.
Veja também
Costura para Iniciantes: 13 Erros que Você Pode Estar Cometendo
Como Colocar Viés: Passo a Passo Completo para Iniciantes
Muito obrigada! Por todos esses moldes , me ajudou demais ,cada peças linda e fácil de fazer