Se você está procurando fazer um acabamento melhor em suas roupas ou ainda está aprendendo a costurar, receber dicas úteis nunca é demais, não é verdade? Por acaso você conhece o acabamento Hong Kong?
Essa é uma técnica de costura que permite que os acabamentos da sua roupa sejam tão incríveis como o restante da sua peça, afinal, acabamentos podem e devem ser feitos como uma forma de valorizá-la, principalmente aqueles que ficam aparentes.
Por isso, vamos trazer aqui um tutorial para que você aprenda o acabamento Hong Kong. Temos certeza que assim que você aprender a fazê-lo, nunca mais vai querer saber de outro tipo de costura.
Veja mais
Artesanato com Tecido: Como Fazer Bolsa sem Costura
Corte e Costura – Como Fazer Roupas Simples e Lindas
O que é costura Hong Kong?
A costura Hong Kong é uma técnica de acabamento de bordas em costura que envolve encapar as margens de costura com um viés de tecido, dando um acabamento limpo e profissional, tanto por dentro quanto por fora da peça. É uma alternativa ao uso do overlock ou ziguezague para evitar que as bordas do tecido desfiem.
Para que serve costura Hong Kong?
Essa técnica é frequentemente utilizada em peças de vestuário feitas com tecidos finos ou transparentes, como seda, ou em roupas de alta costura onde se busca um acabamento interno sofisticado.
Ela também é comum em roupas feitas à mão ou em projetos de costura onde o interior da peça ficará visível, como em um casaco sem forro. Para fazê-las os passos são basicamente esses:
- Corte e prepare o viés.
- Alfinete o viés na margem de costura.
- Costure o viés na borda da margem de costura.
- Dobre o viés para o outro lado e costure novamente.
- Corte o excesso de viés e pressione para finalizar.
Como fazer acabamento Hong Kong?
Além de bonito, o acabamento Hong Kong vai deixar suas peças mais resistentes e duráveis, pois ele usa tiras de viés para unir as duas peças e você sabe como essa tira de tecido pode valorizar sua peça, não é?
Além disso, é um acabamento ideal para você que costura ou está aprendendo a costurar tecidos grossos, pesados ou que desfiam com facilidade, ou que de alguma maneira pode desgastar devido ao peso da peça. Outro uso para esse acabamento é se sua roupa não possuir forro e as costuras do avesso ficarem aparentes.
E não podemos esquecer de um dos usos mais comuns: ela substitui o acabamento em overloque!
Acabamento Hong Kong passo a passo
Para começar, a fazer o acabamento Hong Kong, prepare o seu tecido. É necessário que as bordas do seu tecido estejam retas, além das margens de costura que devem ter 5 ⁄ 8 polegadas. Se seu tecido não tiver essa margem, adapte os seus tamanhos. Vamos lá!
- Faça uma costura normal reta para juntar as peças de tecido e então, abra as sobras da costura para os lados, como na foto e passe a ferro para vincar;
- Corte 2 tiras de viés com até 2,5cm de largura. Você pode fazê-lo com retalhos de tecidos ou comprar pronto. Além disso, você pode escolher a cor que você quiser;
- Costure a borda de viés na borda da costura de um lado, como se fosse um viés em uma barra normal de qualquer outra peça. Faça isso do outro lado também;
- Do lado visível, não aparecerá nenhuma costura e o outro lado ficará escondido;
- Veja como sua peça vai ficar por dentro:
Simples e incrivelmente bonito não é mesmo? Para deixar mais resistente, você também pode fazer a costura com uma linha extra forte, fazendo o retrocesso no início e ao final da costura ou passando a costura duas vezes pelo mesmo local.
Você gostou de mais uma dica para deixar suas peças muito mais bonitas? Se você curtiu e está curtindo essas dicas, conte aqui nos comentários o que você quer aprender nos próximos posts! Estamos preparando muito mais material para você que está aprendendo a costurar e precisa daquela ajudinha especial.
Veja mais
6 Dicas Simples e Úteis Para Aprender a Costurar
Como Montar Um Ateliê de Costura ou Artesanato
Pelo que entendi o ideal é usar viés pronto, senão pelo lado interno da costura ficarão aparecendo os fios do tecido usado pra imitar viés.
obrigado! gostei não sabia….
Amei essa dica, não sei costurar, faço na mão, não tenho máquina de costura e no momento não tenho dinheiro pra comprar uma. Mas como dizem Deus da o frio conforme o cobertor.
Amei ,bastante pertinente,pois um bom acabamento valoriza qualquer obra de arte!! ??
achei muito útil esse pap, e como ja foi dito ” um bom acabamento valoriza qualquer arte”.